quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Torque

Torque


A palavra torque vem do latim e significa torcer. O torque é produto de uma força e no sentido mais amplo, podemos entender como girar. Assim, quando uma força torce ou gira um corpo, dizemos que ela produziu um torque.
A força aplicada sobre o corpo. r → = vetor que vai do eixo de rotação até o ponto onde a força está sendo aplicada. τ → = torque produzido pela força 6. Segunda Lei de Newton na Rotação
Um torque é gerado quando aplicamos uma força a um corpo rígido que pode girar em torno de um eixo de rotação, por exemplo quando abrimos ou fechamos uma porta.
O torque de uma força (F) é definido como o produto vetorial entre a posição onde aplicamos a força.
Trata-se, portanto, de uma grandeza vetorial.
Analogamente, definimos, quando mais de uma força atua sobre o corpo, o torque total como a soma dos torques produzidos por cada uma das forças.
Para duas forças F1 e F2, temos:
Um exemplo muito simples é o binário de duas forças. Nesse caso, aplicamos a um corpo a mesma distância (a partir de uma origem comum) duas forças de mesmo módulo mas sentidos opostos.
Nesse caso, a força total é nula, mas a soma dos torques, não.
De modo Geral, Torque é uma força que tende a rodar ou virar objetos. Você gera um torque toda vez que aplica a força usando uma chave de boca. Apertar as porcas das rodas de seu carro é um bom exemplo. Quando você usa uma chave de roda, aplica determinada força para manejá-la. Essa força cria um torque sobre o eixo da porca, que tende a girar este eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário