quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Analise Crítica e Experimentos



Análise Crítica

Newton fez grandes descobertas acerca de movimentos e pode aplica-las para investigar os aspcectos do movimento circular.A partir de seus estudos, foi possivel concluir que o movimento de rotação acontece graças a uma força aplicada num objeto qualquer , fazendo o girar e produzindo angulos constantes.

Experimentos

Uma forma de observar a conservação da quantidade de movimento angular é observando a velocidade de rotação do próprio corpo em torno do respectivo centro de massa. Ao girar o corpo, mantendo os braços abertos, observa-se que a velocidade é constante, e ao se fechar os braços, observa-se um aumento na velocidade de rotação. Isto ocorre por que o momento de inércia é maior com os braços abertos, pois a distribuição de massa do corpo está mais longe do eixo de rotação.

Exercícios 
1.Considere duas pessoas, ambas na superfície da Terra, uma na linha do Equador e a outra sobre o Trópico de Capricórnio. Considere, ainda, somente o movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo. Com base nessas informações, compare para as duas pessoas:

a) as velocidades angulares;

b) as freqüências; 
Res.:
a) As velocidades angulares serão iguais, pois só dependem do período de rotação da terra, o mesmo para os dois.
b) As freqüências também serão iguais pelo mesmo motivo
2.       Um ponto material em MCU, numa circunferência horizontal, completa uma volta a cada 10 s. Sabendo-se que o raio da circunferência é 5 cm.
            Calcule:
                    a) o período e a freqüência;
                    b) a velocidade angular;

Res.:


a) do enunciado o período é: T = 10 s
        a freqüência = 0,1 Hz

b) a velocidade angular w
    w = 2 pf = 2·p·0,1 = 0,2 p rad/s
   
w = 0,2·3 = 0,6 rad/s

Referências

www.fisicainterativa.com.br
www.sofisica.com.br
www.ciencianamao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário